Manuel Alves nasceu em Montalegre e José Manuel Gonçalves em Abrantes. A colaboração de ambos tem início em 1984, quando decidem em parceria inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializarem as suas coleções masculina e feminina. Em 1985 apresentam-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, têm vindo a mostrar regularmente as suas coleções.

Para além do seu percurso como criadores, colaboraram com a indústria no período compreendido entre 1989 a 1992, criando várias marcas para os mercados nacional e internacional. Como convidados do então designado ICEP, em 1993/94 e 95, os dois criadores apresentaram coleções no Salão Gaudi, em Barcelona. No currículo internacional destacam-se ainda as presenças no SEHM e na IGEDO. No mesmo âmbito, foram convidados para ações de divulgação da moda portuguesa em Londres, Copenhaga e Washington.

Conquistaram o Globo de Ouro “Personalidade de Moda” e desenharam uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado. A dupla já desenvolveu também uma linha de cerâmica e uma outra de joias e acessórios, tendo criado, em 2008, um selo para os Correios de Portugal.

Entre 1991 e 2013, os dois criadores foram ainda docentes convidados da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, onde lecionaram a cadeira de Design de Moda. Com o apoio do Portugal Fashion, já desfilaram em São Paulo e Nova Iorque.